Cavalgadas


 CAVALGADA ECOLOGICAMENTE CORRETA

Sapucaia: Primeira muda plantada pelo grupo
 O Grupo de Cavalgada TROPEIROS DE ELITE realizou com grande sucesso a 1ª Trilha do Verão e lançou Projeto de incentivo ao reflorestamento da mata atlântica.
No dia 15 de Janeiro de 2011,um animado grupo de “Tropeiros” seguiu por uma trilha ecológica entre os municípios de Itaporanga D’Ajuda e Areia Branca no estado de Sergipe. Foram aproximadamente 25 Km de trilhas naturais e estradas de terra incluindo uma passagem emocionante por dentro do Rio Vaza Barris dando um clima especial de aventura ao evento.
O cenário foi perfeito e a causa nobre: Na oportunidade foi lançado o projeto “Cavalgar é Natural”, Uma iniciativa deste grupo de tropeiros que pretende chamar a atenção das autoridades e da população para a necessidade do reflorestamento da mata atlântica, bem como uma forma pacífica e oportuna de protesto contra o desmatamento.
O ponto de partida foi a fazenda Esmeralda, em Itaporanga. O plantio de uma muda de Sapucaia, simbolizou o início da trilha e o lançamento do projeto "Cavalgar é Natural". Durante o trajeto da cavalgada, o grupo “Tropeiros de Elite” plantou outras mudas de plantas nativas da mata atlântica, tais como Pau Brasil, Ipê Amarelo, Mulungu, Oiti, Canafístula, Guabiroba, Pau Ferro entre outras espécies da nossa biodiversidade.
As espécies plantadas pelos “Tropeiros” foram devidamente sinalizadas por placas de identificação com o nome popular, nome científico, data do plantio e informações sobre o tipo de cultivo necessário para o seu desenvolvimento. As árvores foram adotadas por moradores da região.
Ao final da trilha, os “Tropeiros” participaram de uma animada festa de encerramento ao som do trio pé de serra “Forró Fumo de Gastro”. A organização do evento concedeu aos participantes da 1ª Trilha do Verão” um personalíssimo Certificado de Participação.




Próxima Cavalgada
O Grupo de cavalgada "TROPEIROS DE ELITE" está preparanda mais uma trilha no interior do estado de Sergipe. O percurso ja está sendo vistoriado para o evento acontecer no próximo dia 02 de abril. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 79-9977 9191

TRILHA MARCA A CRIAÇÃO DE GRUPO DE CAVALGADA

Uma trilha eqüestre marcará a criação do grupo de cavalgada “TROPEIROS DE ELITE”. Uma associação de amantes de cavalgadas que surge com o propósito de difundir a prática desta atividade bem como divulgar as belezas naturais e paradisíacas do estado de Sergipe.
Cavalgadas e trilhas eqüestres são atividades em crescimento por todas as regiões do país. Uma prática que reúne turismo, terapia, lazer, educação e entretenimento. Vão desde simples passeios urbanos à trilhas e enduros com vários dias de duração, lembrando as longas viagens feitas pelos tropeiros no sul do país em meados do século passado.
O nome do grupo “TROPEIROS DE ELITE” é uma alusão a esta atividade que marcou época no Brasil, e uma homenagem a estes bravos peões que deram a sua contribuição para o nosso progresso e a nossa história.

O evento inaugural dos “TROPEIROS DE ELITE”, foi intitulado “TRILHA DO VERÃO” e acontecerá no dia 15 de janeiro de 2011, entre os municípios sergipanos de Itaporanga D’Ajuda e Areia Branca. A cavalgada, que seguirá um roteiro com cerca de 30 Km de estradas de terra incluindo uma passagem pelo rio Vaza Barris, proporcionará a seus participantes um contato direto com a natureza exuberante do lugar. Em um restaurante rústico de um povoado por onde passará a trilha, será servido um delicioso “cordeiro na brasa”. Um prato típico da região acompanhado de muito forró para o deleite dos tropeiros enquanto a tropa descansa.
No Ponto de partida, que será às 8 horas da manhã na “Praça do Campo”, em Itaporanga, os tropeiros receberão uma camisa do grupo para ser usada durante o percurso, e ao final, no povoado Pedrinhas, em Areia Branca, serão contemplados com um certificado de participação da “1ª Cavalgada Trilha do Verão”.